segunda-feira, 17 de maio de 2010

CALMA MONGA, O PÚBLICO É AMIGO !




Quem viveu nos subúrbios das cidades grandes nos anos 70 ( ou mesmo nas cidades menores no interior), lembra muito bem do barracão de zinco, no meio daqueles parques de diversão : dentro, uns bancos super desconfortáveis, um calor do inferno,e um microfone ensurdecedor de um mestre de cerimonia ( com voz de locutoro de gafieira, como dizia meu pai ) as horas vagas.....e tudo isto como cenário para o mais esperado espetáculo do parque d e diversÕes : MONGA , A MULHER QUE VIRA MACACO !

Normalmente, o babado acontecia no "tarde da noite"....era a apoteose das atraçoes para o suburbio nas sextas e sabados a noite : criancas na roda gigante, no bote ( movido a empurrão humano ) , as barracas de cachorro-quente "cheirou-peidou, lambeu-cagou, comeu-morreu ( as bandejas, em um rechaud primitivo, eram envolvidas em celofane vermelho ou amarelo ) , e no centro da diversão mambembe , a casa dela....
Monga era sempre uma mulher de biquine...supostamente bonita , mas sempre boazuda....a pouca luz, e a aglomeração dos rapazolas que iam mesmo era pra ver as abundancias celulíticas...escondiam de certa forma o jogo de espelhos....em um "tease" , um suspense premeditado.....
e a trasnformação começava....o microfone abafado fazia com que os marmanjos se levantassem, e na hora H...MONGA esbravejava, a luz apagava....e pernas pra que te quero ....nao se sabia o caminho da rua ....mas a esperança em forma de ordem a macaca , ajudava : "CALMA MONGA, O PÚBLICO É AMIGO" !

3 comentários:

  1. João Ricardo,

    Há uns cinco anos, em uma das praças da cidade onde moro, Timbaúba-PE, vi um Parque de Diversões anunciando uma atração similar à Monga.
    Deu-me vontade de recordar um tempo mágico que se foi, mas preferi guardar as inesquecíveis mongas do passado na minha imaginação, envolvidas nas ingênuas fantasias da minha adolescência.

    Um abraço, direto da nublada tarde do Pernambuco que lhe viu nascer.

    Daslan Melo Lima

    ResponderExcluir
  2. João, este privilégio não era apenas nas cidades grandes. Eu vi a mulher virar macaco com meus próprios olhos, e foi no Playcenter aqui na Marginal do Rio Tietê, quando aquilo era chic. Ou seja há MUITO tempo atrás.

    O mais divertido foi ver a mulher virar macaco, a galera se espantar, mas depois ela se retransformava em mulher e ai sim; você via a galera gritando de medo!!!! hahaha. A mulher ficou tão brava que mandou a platéia tomar no cú e mostrou o dedo para nós. Enfim, uma linda lembrança de criança no bom e velho (mais velho do que bom) Playcenter!!! Beijo Dácio

    ResponderExcluir
  3. Pois é...
    Era bem pequena qdo fui ver monga e lembro-me bem do cenário.A fumaça para esconder os bastidores,o fundo musical de filme de terror e o locutor com uma dicção péssima chamando as pessoas pra ver a "grande transformação" naquela hora da noite, de uma mulher com curvas belíssimas, dentro dos padrões de beleza, se transformar em um macaco! Todos ficavam extasiados e a monga aparecia, furiosa, tentando derrubar as grades da jaula e de repente não ficava um. Todos corriam feito loucos e monga lá sussurando e pulando feito uma louca debaixo da roupa que lembrara uma fantasia de carnaval!
    Tempos bons, viu!!!

    ResponderExcluir